Friday, August 20, 2010

A VIDA DE JACQUEZ MARIE VIELLIARD PELA NATUREZA


O AMOR E A DOR PELA BIODIVERSIDADE.

Este artigo foi escrito em meio as lagrimas e uma enorme dor, pela perda do Ornitologo Frances Jacques Marie Vielliard 1944-2010, ocorrido dia 9.8.2010, em Belem do Para, por problemas renais, se soubesse disso teria doado,a ele um dos meus rins para mante-lo em vida pela sua Biodiversidade que tanto amou. Tive o prazer de falar por telefone com o Professor Jacquez quando trabalhava na Unicamp-Campinas onde criou um laboratorio sonoro com o canto dos passaros de mais de 50 Paises por onde pesquisou, cruzando rios, desertos, florestas e montanhas para gravar , e mostrar a alegria dos passaros quando cantam em liberdade no seu habitat natural, e que hoje conta com mais de 30 mil cantos, e o que foi mais importante nenhum deles estava em galiolas ou cativeiro, estavam todos em liberdde na Floresta que tanto amou. No Brasil seu gosto sempre foi pelo pairar dos Beija Flores e o voo altivo dos Andorinhoes do Nordeste.
Lamentavelmente nao teve nenhum reconhecimento pela Imprensa a nao ser a noticia de sua morte publica em 2 obituarios no dia 13.8.2010.
Pelo seu legado que deixa a esta e as Geraçoes Futuras, dedicamos uma parte do Poema do Pe. Orlando Gambi, que fiz umas adaptaçoes.

Jacquez Marie Vielliard.

Se em vida nao pode ser o bosque que floresce, foi o passaro que nele cantou.
Se em vida nao pode ser a roseira carregada de rosas, foi o perfume de uma Flor.
Se em vida nao foi o mar que liga os continentes, foi o porto que recebe as embarcaçoes
Se em vida nao pode ser uma estrela no Ceu,foi uma luz que animou a Biodiversidade.
Se em vida nao pode ser a chuva que irriga o solo, foi o orvalho que umidece as flores.
Se em vida nao foi um rio aqui na Terra, foi para os passaros uma fonte que deu de beber.
Se em vida nao foi uma arvore que deu todos os frutos, foi um arbusto que deu os galhos para o ninho e o cantar dos passaros ao nascer de um novo dia.

Que seu Espirito descanse em Paz na companhia do Criador, cumpriu sua missao aqui na Terra e fica seu legado em favor da Natureza e da Vida.

Atenciosament.

JOSE PEDRO NAISSER.
ECOLOGISTA PLANETARIO.
CURITIBA.PR.
41 3357 4370.
EMAIL. JPNAISSER@HOTMAIL.COM
TWITTER @globalecologist

No comments: