Saturday, March 22, 2014

DIA MUNDIAL DA AGUA. 22.03.21014. OU CUIDAMOS DOS RIOS OU DESAPARECEMOS COMO A CIVILIZAÇAO DOS MAIAS, O MOMENTO DE PRESERVARMOS OS RIOS É O AGORA.


DIA 22.3. O DIA MUNDIAL DA AGUA. 
Pouco, ou nada podemos comemorar no  seu dia, que deveria ser de ações praticas em favor das nascentes, matas ciliares, para valorizarmos o liquido precioso que nos garante a própria vida.  Nao sao as Centurias de Nostradamus, mas a agua doce e potável agora é finita, e  seu uso já é tema e disputas que já se transformaram em  de Guerras no Oriente Médio entre Siria, Palestina e Israel, que sao abastecidas pelo Rio Jordao que nasce nas Colinas de Golam. 
Aqui no Brasil, agora também viraram tema de disputas políticas como o caso de Sao Paulo e Rio de Janeiro, pelo Rio Paraiba do Sul, onde quem chegar primeiro irá instalar suas enormes  tubulações para tentar abastecer seus estados que junto contam com  30 milhoes de habitantes,  que agora clamam por agua, o reservatório da Cantareira está com menos de 14,5%, e sem possibilidades de aumento no ciclo hidrico, e nao adianta rezarem e fazerem pajelança,  e pedir a Sao Pedro que os atenda, porque o troco da Natureza será maligno pela sua escassez. 
O bizarro é vermos os governos se degladiano no campo juridico, e que na prática nao investem em Saneamento Básico e despejam trilhoes de litros de esgotos in natura nos nossos rios, principalmente nas grandes cidades Brasileiras como RJ,SP,PR, ficam somente na teoria com os indicadores e diagnósticos para o ano de 2030, e pousam  para os jornais e televisões, em lugar de Educarem a Populaçao para um consumo consciente, onde o que seria na Prática,  oferecemos aos governadores de 3 estados, Geraldo Alkimin de São Paulo, Sergio Cabral do Rio de Janeiro e Beto Richa do Paraná, nenhum acusou o recebimento do nosso projeto. Michael Jackson tinha razao em sua fala: Os Governantes nao ligam para nós.
Hoje 30% é desperdiçado pelos ralos das residências sem nenhum constrangimento da população pelo mau uso, e 33% pelas distribuidoras que não investem em manutenção e conservação de suas redes que perdem bilhões de litros pela logística inversa, onde a água  que passa por 6 fases de tratamento, purificação, decantação,  para que ela chegue a nossa torneira, é desperdiçada pela falta de consciência na sua utilizaçao.
Essa é a grande realidade hoje, onde a Água é tema para documentaristas que possam mostrar a escassez e o desperdício do liquido que nos garante a vida. 
Para as pessoas Conscientes deixo aqui um pensamento Sânscrito. 
Não deixe que nenhuma gota de água chegue aos oceanos, sem que ela tenha sido útil a natureza e a vida. 
Com tristeza pelas nossas nascentes, córregos e rios Brasileiros. 
JOSE PEDRO NAISSER.
ECOLOGISTA.
CURITIBA. PR email. jpnaisser@hotmail.com



No comments: