Tuesday, April 29, 2014

CARTA ABERTA AO GRANDE ECOLOGISTA E CIENTISTA JAMES LOVELOCK E O DESAFIO PARA SALVAR O PLANETA GAIA. E SUA CIVILIZAÇAO E A BIODIVERSIDADE.






OS MAIORES DESAFIOS PARA A HUMANIDADE HOJE.

James Lovelock  renomado cientista e Ecologista  cita na sua entrevista que as tragediaqs produzidas pelo Aquecimento Global e Mudanças Climaticas agora sao irreversiveis. Fala tambem da falta de vontade politica dos governantes para ajudarem no combate ao Aquecimento Global, pede entao que as pessoas corajosas, ousadas e determinadas, utilizem o conhecimento para ajudar  na preservaçao de Gaia, o Planeta Terra.

A Natureza em furia mostrou nos USA,dia 26 de abril a 29,  que em 3 dias Bilhoes de Prejuizos materiais, cidades inteiras devastadas pela força dos tornados, dezenas de vidas perdidas, colocando em estado de alerta o Pais inteiro, principalmente nos 13 Estados Americanos com 71 milhoes de habitantes, o homem com toda tecnologia é incapaz de deter a força da Natureza, algo precisa ser feito para serem evitadas novas tragedias.

O Ecologista Jose Pedro Naisser, nadando contra  a maré, enfrentando todas as dificuldades do mundo para mostrar as pessoas, organizaçoes, governantes que acreditem no seu projeto "O Despertar da Consciencia" , onde se propoem a Educar os 7 bilhoes de seres humanos para a Paz, Saude, Esportes, Tecnologia e Sustentabilidade, o Ecologista pode colocar de imediato em todas as cidades do mundo para que tambem sejam mais Educadas, Humanas, Inovadoras e Sustentaveis, utilizando a Educaçao, legado de Nelson Mandela, como a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo.


A GRANDE ENTREVISTA DA ROLLING STONE.

Uma grande entrevista da Revista Americana Rolling Stone pelo repórter Jeff Goodell ,  com o grande Cientista, Ecologista, e Pai da luta pela preservação de Gaia, o nosso degradado e combalido planeta Terra, James Lovelock voltou sua atenção para o alerta dos 7 bilhões de seres humanos que navegam na Espaçonave  Gaia, de que é necessário agirmos logo, caso contrario a raça humana está condenada, por suas próprias ações contra Gaia, comparou também aos 4 Cavaleiros do Apocalipse como guerra, fome, pestilência e morte.

Na visão de Lovelock, até 2020, secas e outros extremos climáticos são lugares comuns. Até 2040 o Saara irá invadir a Europa, e Berlim será tão quente e poluída como Bagdá, centenas de cidades desaparecerão com a elevação dos oceanos em função do derretimento das calotas polares, e que esse fenômeno fará com que milhões de pessoas se desloquem para regiões como Canadá, Islândia e a Bacia Ártica.

Para Lovelock cita que as ações para reduzir a poluição e que as grandes empresas consideram como desenvolvimento sustentável não passa de um truque para tirarem proveito do desastre que vivemos como poluição atmosférica, mudanças climáticas e aquecimento global. “Verde”, é só meio de propaganda enganosa, é a cor do mofo e da corrupção em todo mundo.

Tim Lenton , pesquisador do clima na Universidade de East Anglia no Reino Unido, cita a importância de Lovelock para entendermos  a importância da preservação e conservação do Planeta Terra, e que Lovelock inspirou uma mudança digna de Copérnico na maneira como vemos o mundo hoje. Antes de Lovelock a Terra era considerada como um pedaço de pedra que girava em torno do sol, hoje sabemos a importância dela onde as bactérias se transformaram em organismos multicelulares, e estudos para os cientistas de nossa época aprofundarem seus conhecimentos principalmente com relação ao aquecimento global e mudanças climáticas.

Lovelock  nos anos 1970 criou a Teoria de Gaia, onde a vida é participante ativa que ajuda a criar exatamente as condições que as sustentam. Nos anos 70 Lovelock foi adotado pela humanidade como um guru espiritual que colocou o Planeta no centro das experiências religiosas da Nova Era. Hoje ele cita que com o derretimento acelerado do gelo nos Pólos o piloto automático de Gaia está desregulado, tirado dos trilhos pela poluição e desmatamento colocando em risco toda população que insiste em não tomarem iniciativas para colocar novamente nos trilhos para o bem da humanidade.

Poucos souberam, mas Lovelock um dia em Oxford teve um dialogo mais acirrado com Madre Tereza de Calcutá que pedia que a platéia presente o ajudasse a cuidar dos Pobres e deixasse que Deus cuidasse  do Planeta Terra. Lovelock explicou a ela  que se nós como pessoas não tomamos conta e não cuidamos dela, ela tomará conta de nós, se necessário for, vai nos eliminar da face da terra.

Outra grande preocupação de Lovelock é com relação ao lugar em que vivemos e dali tiramos nosso sustento pelos alimentos, água e oxigênio que nos garantem a vida. Se não cuidarmos de Gaia, pelas mudanças climáticas  teremos a migração de milhões de pessoas de regiões de baixa altitude como Índia e  Bangladesch para a Europa colocando em risco a governabilidade dos paises que recebem os migrantes do clima.

Chris Rapley, chefe do Museu de Ciência de Londres e grande amigo de Lovelock, que se empenhou com afinco para despertar a consciência mundial sobre o aquecimento global , acredita que ele esta deixando a nossa cota de desespero no negativo, porque hoje o mundo não tem vontade política para evitar a emissão dos gases do efeito estufa e os governantes buscam resolver suas questões econômicas e fiscais, abandonando a agenda do clima para decisões posteriores.

Com relação a água, cita que os Paises ricos irão utilizar as usinas de dessalinização que são capazes de transformar água do mar em água potável, os Paises pobres não terão esses recursos e o suprimento de alimentos é mais difícil em função das secas e estiagens que irão durar muito.

Como ultimo recurso para manter o planeta pelo menos marginalmente habitável, Lovelock acredita que o mundo agora precisa de projetos e pessoas que possam ousar e fazer a diferença no que diz respeito a uma Sustentabilidade planetária,  e que essas pessoas serão chamadas de guardiões da Terra. Na verdade foi Lovelock que inspirou seu grande amigo Richard Branson a oferecer um premio de US 25 milhões para o projeto “Virgin Earth Challenge”, que será concedido a primeira pessoa que criar um método comercialmente viável de reduzir a emissão de gases  responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera. Nosso projeto contempla justamente a redução dos gases produzidos pela decomposição do lixo urbano que é o Gás Metano que polui 21 vezes mais que o CO2 dos Veículos em todo mundo. Para isso não iremos reivindicar os US 25 milhões do premio e sim colocarmos em prática em beneficio de toda humanidade, pela Educação para a Sustentabilidade, na reciclagem do lixo domestico que hoje são produzidos no mundo 4.000.000 de toneladas e não mais de 5% são reciclados, mesmo nos paises ricos que chegam a 15%, com nosso projeto de Educaçao para a Sustentabilidade na  reciclagem, poderemos iniciar com 30%em todo o mundo.

Ele acredita que apesar do avanço tecnológico como os Iphones, Redes Sociais  e dos ônibus espaciais, nossa civilização continuará sendo como animais tribais, amplamente incapazes de agir pelo bem maior que é  Gaia, cita que nosso progresso moral não acompanhou o progresso tecnológico.

Como parte final da carta aberta a toda humanidade, o grande Cientista e Ecologista faz uma enorme e reflexiva comparação com relação ao Sistema Gaia. Ele conta ao repórter da Rolling Stone a respeito de um desastre no Aeroporto de Manchester. “Um tanque  de combustível pegou fogo durante a decolagem “, recorda ele que havia tempo para que todos saíssem do avião, mas alguns passageiros simplesmente ficaram paralisados em seus lugares com cintos afivelados, e as pessoas que ousaram em se salvarem tiveram que passar por cima deles para sair. Era perfeitamente obvio o que era necessário para sair e se salvarem, mas não o fizeram, morreram carbonizados ou asfixiados pela fumaça tóxica. Esse exemplo pode ser facilmente transportado para os dias de hoje comparado ao acidente de Manchester.

Como desafio maior estamos encaminhando ao grande Cientista e Ecologista que se junte a nos no grande Projeto  “ O Despertar da Consciência”, usaremos o exemplo também citado na entrevista do grande Estadista Winston Churchill que fez para preparar o Reino Unido para a Segunda Guerra Mundial , ofereceu ele sangue, suor, trabalho e lágrimas e com isso os aliados venceram a guerra.

Sir James Lovelock cita que o mundo está carente de Lideranças Políticas, mas que os verdadeiros guardiões do Sistema Gaia, estão prontos para  assumirem essa longa jornada e deixarem de ser expectadores e virarem protagonistas da grande mudança que o Planeta Terra necessita.

Para seu amigo Sir Richard Branson que pode ser decisivo para colocarmos em pratica nosso projeto de Educação para a Paz, Saúde, Esportes, Tecnologia e Sustentabilidade, e com isso poderemos ter todas as cidades do mundo mais Educadas, Humanas, Inovadoras e Sustentáveis, cujo projeto poderá levar de imediato a ONU, e a Unesco em Paris, e com isso utilizarmos as armas mais poderosas que temos para mudar o mundo, segundo o grande Estadista e Nobel da Paz, Nelson Mandela que é a Educação.

Para Richard Branson que ofereceu uma viagem ao ônibus espacial a Lovelock em 2015, Projeto Virgin Galactic, peço a ele que nos acompanhe nas viagens pelo Planeta Terra e com o plantio de arvores por onde passarmos neutralizará o CO2 dos Ônibus Espacial que levarão milhares de pessoas rumo ao Espaço Sideral.

Está feito o grande desafio, cujo teor desta mensagem vai para as Redes Sociais, Imprensa Mundial para chegarmos as mentes e corações de todos aqueles que verdadeiramente querem um mundo melhor.

Preservação de Gaia, já, somente assim poderemos mudar  de animais tribais para seres inteligentes que estão vivendo na Era da Informação e do Conhecimento.

Não mais nos uniremos pela Dor e sim pelo Amor a Gaia, a Natureza e a Vida na degradada e combalida Espaçonave Terra.

É chegado o momento de contarmos com todos aqueles que verdadeiramente querem sair dos seus assentos como no exemplo do Aeroporto de Manchester e nos ajudarem na grande causa, o momento é o agora, nao mais poderemos ser espectadores e sim protagonistas da grande mudança que o mundo espera.


ATENCIOSAMENTE. 


JOSE PEDRO NAISSER.
55 41 9122 8673
ECOLOGISTA. JPNAISSER@HOTMAIL.COM



LINKS DO GRANDE PROJETO EM PORTUGUES.






1 comment:

thehoth said...

useful content Hermes Dolabuy page site here go to website their explanation